sexta-feira, 4 de março de 2011

Omkara (versão indiana de Othello)

Carnaval chegando, alguns vão pular e esquecer da vida. Outros vão continuar nesse mundo virtual.... vai uma dica para aqueles que ficam por aqui - e para depois do carnaval, para aqueles que voltarem pós-quarta-de-cinzas....

Como estamos num processo de montagem de Othello, vamos procurando as demais referências. Segue uma das melhores adaptações que achei do filme: OMKARA. Uma versão indiana sobre a tragédia shakespereana.

O filme, de 2006, consegue manter boa parte da história, revendo não só o meio, mas as palavras, metáforas e alguns personagens.

Considero umas das melhores adaptações de Othello para o cinema, pois o diretor e roterista Vishal Bharadwaj vai além de mostrar as palavras de Shakespeare e evidencia a realidade da Índia contemporânea, mostrando os costumes, a cultura e as relações que acontecem.

Além disso, em Omkara conseguimos perceber que Bollywood consegue fazer filmes de altíssima qualidade - muito além daqueles que vemos no you tube.

Vejam o trailer do filme:







Curiosidades...




Alguém lembra da música de abertura da novela Caminho das Índias?
Pois bem, ela era um dos motivos de eu não gostar da novela... huhu

Mas a música foi composta para esse filme (também de autoria de Bharadwaj). É incrível como eles conseguem colocá-la na história sem perder a qualidade artística, pelo contrário as músicas é um dos pontos fortes do filme (se você chegar a ver no filme, repare que os personagens repetem as mesmas estrofes e dão novos significados as palavras)...








Acredito que não seja difícil de encontrar o filme nas grandes locadoras, mas se você não encontrar na sua locadora, basta jogar no google que dá pra achar legendado.

Bom carnaval. Se cuidem!

3 comentários:

Walmick Campos disse...

adaptação brilhante, essa do filme indiano!!!
aproveitaram divinamente bem as referências culturais do país.
recomendo!!!

Levy Mota disse...

uau! incrível o trailer! fiquei super afim de ver... vocês têm?

e a foto tá linda.

Andrei Bessa disse...

tenho sim.... quem quiser, basta mandar um e-mail....
uhhuhu

 
Topo ▲